Porto de Pescas de Quelimane
Esta instituição do estado é tutelada pelo MIMAIP através do Infrapesca, IP. Iniciou as suas actividades em 1988 com atribuição principal de prestação de serviços de apoio à actividade da Pesca.
Objectivos
O objectivo principal é a prestação de serviços portuários de apoio á empresas pesqueiras directamente ou concessionado, abrangendo actividades como:
- Armazenamento e conservação de pescado;
- Fornecimento de gelo, água, combustível e energia eléctrica á embarcações;
- Coordenação e Fiscalização de operações portuárias, a atracação e estadia de embarcações, carga, descarga e baldeação de mercadorias;
- Operações de equipamento de manuseamento de carga (empilhadeira a diesel);
- Manutenção de higiene e segurança no recinto portuário.
Principais Infra-estruturas
Cais Industrial com 800 m2, duas câmaras frigoríficas com capacidade de 20 toneladas/ cada, depósito de combustível com a capacidade de 115m3, e uma fábrica de gelo com a capacidade de armazenagem de 20m3.
Historial
Para assegurar o regulamento que estabelece as normais de funcionamento e exploração do PPQ, foi criado uma entidade económica como órgão disciplinador da sua utilização com características empresariais. Referir que, logo no início das suas actividades, o PPQ tinha como potencial cliente, a empresa Efripel, que era uma sociedade entre a empresa moçambicana de pesca (Emopesca) e a empresa japonesa denominada (Amarua).
Com o programa de Reabilitação económica no país, no ano de 2007, a Efripel, passou a logística e a Gestão desta frota, para a empresa Espanhola “Pesca-Nova, representada em Moçambique pela Pesca mar, sedeada na cidade da Beira. Por consequência, devido a sua insustentabilidade em 2009, o PPQ viu-se obrigado a indemnizar cerca de 99% da sua massa laboral.
Desta forma, para assegurar as actividades e manter o funcionamento da empresa, o PPQ conta com um universo de 7 trabalhadores, sendo 1 do sexo femenino e 6 do sexo femenino, distribuído de acordo com a tabela indicando o tempo de serviço e a área de afectação de cada trabalhador.
A DSQ – Doca Seca de Quelimane, é uma infra-estrutura cuja actividade principal é:
- Reparação de barcos de pesca e prestação de serviços metalomecânicos.
Localização geográfica
Foi construída na cidade de Quelimane, e situa-se na região próxima às principais zonas de pesca do banco de Sofala. Em relação aos dois estaleiros localizados em Maputo e Beira, dista em 1.100 km e 340 km, respectivamente.
Início de actividades laborais
Em Janeiro de 1996, a Doca Seca de Quelimane planificou a sua intervenção técnica com as frotas pesqueiras e de apoio das empresas Efripel e Krustamoz, todos com porto-base na cidade de Quelimane.
Serviços gerais:
- Limpeza do casco
- Fornecimento de energia eléctrica;
- Fornecimento de água doce;
- Bombagem de águas residuais;
- Fornecimento de ar comprimido;
- Serviços de grua;
- Tomada de espessura ultra-sónica;
- Lemes, hélices, e veios propulsores;
- Trabalhos em aço;
- Trabalhos em tubo;
- Pintura; e
Dimensão principais:
- Comprimento ————————————-45,0 m;
- Largura ——————————————–13,0 m;
- Altura máxima ————————————-8, 0 m.