O Presidente da República, Filipe Nyusi, lançou esta manhã (22/04/24) a primeira pedra para a construção do Centro Regional de Coordenação de Monitorização, Controlo e Fiscalização de Pescas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). O acto ocorreu na localidade de Incassane, distrito Municipal KaTembe, na cidade de Maputo.
“Como Governo, fica assegurada a nossa vontade e o nosso compromisso de implementar, acompanhar e acarinhar este Centro Regional para o seu sucesso”.
Foi com estas palavras que o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, concluiu o discurso que marcou o lançamento da primeira pedra para a Construção do Centro Regional de Coordenação de Monitoria, Controlo e Fiscalização das Pescas da SADC (MCS), em cerimónia realizada esta segunda-feira, 22/04, na KaTembe.
Para o Chefe do Estado, apesar da escassez de recursos humanos formados e de meios materiais sofisticados, o nosso país tem sido referência pelo seu cometimento em fazer cumprir as regras relacionadas com a Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada.
Foi graças a este cometimento, segundo disse, que Moçambique foi escolhido para albergar o Centro de MCS, tendo como mandato coordenar medidas para melhorar a monitoria, controlo e fiscalização das pescas.
“Pela sua concepção, este Centro é uma infra-estrutura moderna e com tecnologia de ponta, e irá melhorar, substancialmente, o sistema de vigilância e fiscalização marítima ao nível da região”, disse Filipe Nyusi.
Para além de membros do Governo, instituições públicas e privadas nacionais, parceiros de cooperação, população e autoridades da KaTembe, o evento contou com a presença, entre outros, da Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso; do Secretário de Estado e do Presidente do Município da Cidade de Maputo, Vicente Joaquim e Razaque Manhique, respectivamente, e da Secretária Executiva-Adjunta da SADC, Angele Makombe N’tumba.