À vista reabilitação e modernização do Porto de Pesca de Maputo
O Porto de Pesca de Maputo deverá beneficiar, nos próximos tempos, de reabilitação e modernização das suas infra-estruturas, dotando-as de mais e melhor funcionalidade. Para o efeito, o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, através do Instituto Nacional de Desenvolvimento e Gestão de Infra-estruturas Pesqueiras (INFRAPESCA, IP) assinou um memorando de intenção com a empresa chinesa Chec. O convénio foi rubricado na quinta-feira, 19/10, em Beijing, capital chinesa, tendo o sector sido representado no acto pelo Director-Geral do INFRAPESCA, Adolfo Albino, com a presença do Vice-Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas, Henriques Bongece, e do PCA do INAMAR, Isaías Mondlane.
A assinatura deste memorando aconteceu no decorrer do Painel sobre Cooperação Marítima, integrado no III Fórum da Iniciativa “Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional”, promovido pelo Governo da República Popular da China. Durante o painel sobre Cooperação Marítima, o vice-ministro Henriques Bongece teve uma intervenção, na qual destacou as excelentes relações de cooperação entre o nosso país e a China, em particular no capítulo das infra-estruturas de apoio à pesca e aquacultura. Para além do memorando para a reabilitação do Porto de Pesca de Maputo, realçou também a reabilitação e modernização do Porto de Pesca da Beira, fruto da qual permitiu a este complexo maior volume de movimentação de carga, conservação e processamento de pescado.
Refira-se que no Fórum ” Cinturão e Rota”, Moçambique tomou parte através de uma delegação encabeçada pelo Primeiro-Ministro Adriano Maleiane, em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi.