Com um espaço mais amplo e arquitectonicamente bem concebido, o sector do Mar, Águas Interiores e Pescas trouxe a inovação e a criatividade como elementos predominantes da sua exposição-feira na 58* Edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), que decorre desde esta segunda-feira, 28/08, em Marracuene, província de Maputo.
O evento, que se propõe ser um espaço de negócio por excelência e criar parcerias entre empresários nacionais e estrangeiros, foi inaugurado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que percorreu demoradamente os vários pavilhões e stands que mostram o crescimento da economia moçambicana, assim como a realidade de outros países convidados à feira.
No espaço do MIMAIP, localizado na zona destinada à agricultura e aquacultura, o Presidente da República manifestou-se satisfeito com a forma como o sector concebeu e produziu a sua mostra, sobretudo a questão da inovação na cadeia de valor, expressa ao longo do percurso da exposição.
Um dado interessante na criatividade do sector tem a ver com o facto de, contrariamente ao habitual, em que apenas se juntam no mesmo espaço instituições ligadas ao sector, desta vez, e a fazer-se um excelente aproveitamento da imensidão do terreno, expõem também empresas do ramo pesqueiro, tornando assim o pavilhão do MIMAIP mais eclético.
A ministra Lídia Cardoso, que segunda-feira trabalhou durante todo o dia na FACIM, também louvou a iniciativa em torno da exposição do seu sector, acreditando que até domingo, último dia da feira, o espaço possa continuar a atrair a atenção dos visitantes.
Aliás, em consonância com o lema do recente Conselho Coordenador, “Distrito pólo de desenvolvimento da aquacultura sustentável”, a aquacultura ocupa um lugar de relevo, com os colegas da área a explicar aos visitantes todo o percurso da criação de peixe em cativeiro, uma curiosidade estampada no rosto de muitos.
Entretanto, das actividades programadas para acontecer ao longo da semana no espaço do sector do Mar, Águas Interiores e Pescas referência para uma interacção com crianças e adolescentes de escolas circunvizinhas, numa iniciativa do Museus do Mar.