INFRAPESCA, IP no Fórum de Negócios e de Investimento MOÇAMBIQUE – BOTSWANA

O Instituto Nacional de Desenvolvimento e Gestão de Infra-estruturas Pesqueiras, IP, abreviamente designado por INFRAPESCA, IP participou nos dias 13 e 14 de Abril de 2022 no “Fórum de Negócio Moçambique-Botswana”, evento que decorreu à margem da visita de Estado de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, à República do Botswana, de 13 à 14 de Abril do corrente ano.

O Fórum de Negócios decorreu sob o lema “Desenvolver através de Investimentos, Industrialização e Exportação” e visou divulgar as oportunidades de negócio entre Moçambique e Botswana, com vista a atrair investidores e facilitar parcerias para projectos de investimentos.

O mesmo teve como foco, os sectores de: (i) Agro-negócios; (ii) Indústria; (iii) Zonas Económicas Especiais e Parques Industriais; (iv) Infra-estruturas e logística; (v) Energia e, (vi) Turismo.

Objectivos:

  • (i)  Divulgar as oportunidades de negócio entre Moçambique e Botswana;
  • (ii)Atrair investidores e facilitar parcerias para projectos de investimentos;
  • (iii)  Divulgar as oportunidades de negócios existentes nos Portos de Pesca (INFRAPESCA) para a rentabilização dos investimentos realizados pelo Governo de Moçambique;
  • (iv) Explorar as oportunidades de mercado para a comercialização de pescado processado nos Portos de Pesca sobretudo para a tilápia da aquacultura e pescado marinho congelado ou fresco;
  • (v) Divulgar as oportunidades existentes em Moçambique na cadeia de valor da aquacultura e atrair investidores do Botswana a investirem nestas e noutras áreas ligadas ao desenvolvimento da aquacultura.

A margem do Fórum foi feita exibição (exposição-feira) das suas potencialidades participando com produtos manufacturados nos territórios Tswana e Moçambicano. Moçambique participou com produtos vindos da industria açucareira, agro-processamento, amêndoas, licores, artesanato diverso e produtos da pesca e aquacultura.

O Sector do Mar e Pescas, participou com: Pescado de 1ª: Garoupa, Vermelhão e Pedra, Crustáceos e Cefalópodes:  Camarão, Lagosta, Lagostim, Gamba e Lulas, Atum processado pela PescaMoz, Produtos da aquacultura: Tilápia processada na sala de processamento do Porto de Pesca da Beira. Apresentados na forma inteira e eviscerada, em lombos e postas (atum), em filetes (tilápia).

No segundo dia o evento teve o Formato de mesa redonda convencionado no programa como B2B. Interação para o aprofundamento das parcerias entre elas. Moçambique esteve representado por 20 empresas e o Botswana por 100 empresas maioritariamente pequenas e médias empresas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.